quinta-feira, 28 de julho de 2011

Eu espelho: Pesquisa do IBGE mostra que 90% dos brasileiros está comendo mal... alarmante!





Uma pesquisa publicada HOJE pelo IBGE investigou se a alimentação do brasileiro melhora com o aumento da renda.

Os dados são alarmantes!!!

Porém, de se esperar:

A pesquisa mostrou que mais de 90% da população brasileira está ingerindo menos frutas, legumes e verduras do que os níveis recomendados pelo Ministério da Saúde.

Gente, 90% é muita gente!!!

E tem mais: o consumo de alguns alimentos considerados saudáveis DIMINUI a medida que aumenta a renda familiar per capta, como com o arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca.

Enquanto isso, ao aumentar a renda familiar, o brasileiro passa a comer mais porcarias como pizzas, salgados fritos, doces e refrigentes.

No entanto, aumenta também o consumo de frutas, verduras e laticínios diet/light, como o leite desnatado.

Ou seja, o brasileiro está comendo melhor frutas, verduras e leite, mas em compensação está comendo tantas porcarias que o resultado, no fim das contas, é péssimo!

Fiquei super preocupada com os adolescentes. Olha só esse número: 96,4% dos adolescentes meninos e 97,2% das adolescentes meninas estão consumindo cálcio abaixo dos níveis recomendados. O mesmo aconteceu com as vitaminas D e E.

Esses dados são tão preocupantes e trazem à tona um dos assuntos mais importantes dos tempos modernos: a péssima qualidade da alimentação que estamos escolhendo.

Não é à toa que a população está engordando e enfartando.

E quanto aos adolescentes? Os números do IBGE mostram que muito provavelmente, daqui a 10 anos, ao invés de 90% da população comendo mal, teremos um número de 97%!

Isso é quase 100%, inacreditável.

As pessoas estão com muita pressa hoje em dia. A vida é corrida demais. E os fast foods estão aí para facilitar a vida e tornar tudo mais prático.

A verdade é que toda essa pressa vai levar o povo mais cedo para o cemitério!

Um organismo que não conta com uma ingestão adequada de fibras, vitaminas, proteínas e carboidrato não pode ser saudável.

É a velha máxima do “VOCÊ É O QUE VOCÊ COME”.

Esse é um excelente tema para reflexão. Vamos pensar:

Que tipo de comida você está pondo no seu prato todos os dias? Que tipo de comida você oferece à sua família todos os dias?

Devemos lembrar que, agora que somos adultos e podemos fazer nossas próprias escolhas, podemos – e devemos – escolher com mais atenção aquilo que comemos.

Estamos falando da nossa saúde!

Isso para não falar da sua imagem física, da parte estética.

Gente, acorda! Quanto tempo vamos demorar para enriquecer nosso corpo com vitaminas?

Até quando vamos esperar?

E não me venha com esse papo de que comida natural é mais cara... veja que a pesquisa do IBGE está aí para mostrar que a alimentação não vai melhorar com o aumento da renda... o que vai melhorar sua alimentação é você mesmo e suas escolhas.

Pense nisso.


Bom, basta ver a foto do Ronaldo fenômeno na praia ontem e checar que a pesquisa tem razão. Afinal, meu amigo, se a renda dele não é suficiente para comprar mais tomates e grãos integrais, então não sei em que mundo eu vivo... se não viu ainda, veja, que deprê:



Espelho: Você já parou para pensar que mensagem sua imagem está transmitindo?


Ontem li o “Deixe os homens aos seus pés”, da Marie Forleo, aquele livro que a Maria lia no Big Brother, sabe? É, eu sei que to meio atrasada, já que agora a bola da vez é A Fazenda né? hehe... mas vamos lá:

Bom, quem me conhece sabe que sou amante desses livros. Li há pouco o “Por que os homens amam as mulheres poderosas”, amei, e agora li o tal da Maria.

O livro é bacanérrimo. Eu concordo máster com as dicas dela.

A autora defende – assim como eu – que para se dar bem com um cara em primeiro lugar a mulher deve se amar e ter uma vida própria (uma vida própria mesmo, com seus próprios afazeres!).

Acho que isso é o mais difícil, não se amar, mas ter uma vida própria.

Nós, mulheres, fomos meio que “induzidas” pelo que aprendemos desde a infância, através da nossa cultura, nossos pais, e etc, a esperar por um príncipe encantado marido que venha lhe SALVAR daquela sua vida chata e te levar para o seu reino apartamento, a fim de ter uma harmoniosa vida conjugal e lindos bebês (ah, e educadinhos também), na qual ele cuidará de tudo e você não precisará mais se preocupar com as contas para pagar, com o trânsito, com o horário apertado, nada!

ACONTECE QUE VOCÊ NÃO PRECISA SER SALVA!!!

Você não tem que esperar ninguém para “te completar” porque você não é uma metade, muito menos de um fruto cítrico!!!

NÃO SE VOCÊ SE AMAR E TIVER UMA VIDA PRÓPRIA, CERTO?

Pois é, e a autora vai por essa linha, de que “quando você cuida do jardim não precisa ir atrás das borboletas porquê elas vêm sozinhas”, dando várias dicas legais.

A última das dicas é sobre a nossa imagem. Como cuidamos dela.

Trata-se de um assunto que estou a fim de falar faz tempo.

Ainda quero abordar esse tema mais focado na moda, mas isso vou deixar para outra ocasião. Hoje não vou falar de estilo, mas da vaidade e da importância que você dá à sua imagem.

Todas nós AMAMOS roupas, sapatos, maquiagem, perfume, cremes, filtro solar, barriga tanquinho, fazer as unhas e manter os cabelos lindos, não é mesmo? Aposto que todas vão dizer um sonoro SIMMMM aqui.

Mas, diga com toda sinceridade: quem de nós, MULHERES COMUNS, da “lida”, do dia-a-dia, CONSEGUE SER LINDA SEMPRE???

Gente, gente, nós andamos muito relaxadas, não é não? Vocês concordam?

As solteiras ainda costumam se arrumar mais, até encontrar o seu suposto príncipe encantado namorado da vez.

Por que nós fazemos isso, hein?

Será que nós só nos arrumamos para atrair os outros? E depois que atraímos, será que continuamos no mesmo pique?

Eu digo por mim: é difícil manter a aparência sempre em dia para o marido. Depilação, unhas (dos pés também, viu?), cabelo, maquiagem, roupas (inclusive as de baixo, aliás, principalmente!)... eu procuro fazer o meu melhor, mas admito que muitas vezes também deixo a desejar.

O que a derradeira lição da Marie Forleo ensina é que não podemos deixar isso acontecer se queremos ter um homem (ou vááários) aos nossos pés.

É claro que nenhum homem vai te amar porque seu cabelo brilha ou porque você usou aquele seu Love Spell da Victoria Secrets. Ele vai te amar pela MULHER PODEROSA QUE VOCÊ É.

Mas não custa dar uma forcinha, certo?

Afinal, vamos lembrar que homem, por sua própria natureza, é super visual. Então por que não nos encher de vontade e nos cuidarmos mais hein?

Não por eles, mas por nós mesmas, só pelo prazer de ser uma CHEIROSONA bem LINDA!!!

Antes de tentar conquistá-los, vamos seduzir a nós mesmas? Assim, tipo, levar a si mesma pra jantar e fazer uns bons elogios, bem a fim?

Faz o seguinte: vai lá no seu banheiro, dá uma checada em tudo que você não está usando. Jogue fora tudo o que estiver vencido e faça uma listinha de produtinhos para comprar na próxima vez que for à sua perfumaria preferida.

Agora, olha no espelho: como estão as sobrancelhas? E o buço? Marca uma depilação, garota!

Ah, aproveita que vai estar no salão mesmo e dá aquele “tapa”. Já marca logo pé e mão e uma hidrataçãozinha bááásica no cabelo.

VOCÊ É UMA DEUSA. VOCÊ MERECE O MELHOR. POR QUE NÃO EXIGIR O MELHOR?

Levanta daí e vai passar um batom!!!

PS: eu to indo fazer o mesmo.... rsrsrs....

Logo mais vou falar das roupas. Suas roupas estão te fazendo parecer que usa uniforme – calça-jeans-blusinha-rabo-de-cavalo? Hummmm vamos dar um jeito nisso logo logo, se prepara!

Beijos da Lu

domingo, 24 de julho de 2011

Eu: Run Baby Run



Hoje eu corri... depois de uma festinha com os amigos queridos e alguns abusos alimentares na noite de sábado, nada melhor que uma corridinha no domingo...

Hoje foram 5 quilômetros, sendo 3 correndo legalzinho, na tranquilidade, 1 correndo tipo "vamos acelerar?" rsssss, e óbvio, com esse meu suuuuper condicionamento (hahahaha), mais 1 caminhando para conseguir respirar depois de quase "pôr os bofes para fora"...

Ah, mas mesmo assim valeu super à pena.

É tão bom fazer algo diferente e sair da rotina. Quando você se propõe a fazer um exercício físico seu corpo e mente agradecem imediatamente.

Não sei se essa sensação de bem estar se deve à liberação da endorfina ou ao ambiente positivo. Sair de casa e ver gente de bem com a vida (sim, porque quem está de mal com a vida não está num parque), passeando com seus filhos, levando seus cães, gente disposta, sorrindo...

É só quando a gente levanta do sofá que a gente vê quantas pessoas estão superando várias dificuldades com a maior disposição: velhinhos caminhando devagarzinho, pessoas em recuperação, cada um a seu tempo, simplesmente respirando e se mexendo.

E ainda por cima, saímos de casa com o maior frio, aquele vento gelado, e de repente, fomos presenteados com um sol maravilhoso!

Me sinto infinitamente grata pela nossa saúde e pela nossa capacidade de andar, correr, respirar a plenos pulmões, ter uma máquina cardíaca funcionando perfeitamente, enfim, essa condição saudável que nos permite desfrutar de um ambiente legal.

Isso é vida!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Eu espelho: Diga SIM!

Andei pensando: em todo lugar que eu leio, a gente é orientado sobre como dizer “não”.

Ok, concordo que realmente há muitas situações na vida em que é muito difícil dizer não, porém necessário, e acabamos enfrentando problemas ou ficando chateados por isso, como quando aquele seu amigo que nunca paga ninguém vem te pedir um dinheiro emprestado ou quando vamos nos estrepar para fazer um favor.

Mas o que me parece é que as lições sobre como dizer não já foram muito bem aprendidas.

Eu tenho a impressão de que hoje em dia a situação é diametralmente oposta: as pessoas têm dificuldade em dizer “SIM”.

É como se todos estivessem fechados em suas vidas e não quisessem ser incomodados com nada. Acontece que isso vai levando todos a um distanciamento e a uma IMAGEM meio arrogante...

Sabe aquela pessoa que se acha super autosuficiente e que causa a impressão de não precisar de ninguém?

Para mim, é exatamente assim que as pessoas estão ficando, parece não haver mais espontaneidade nas respostas, tudo é sempre meticulosamente pensado antes de ser dito.

Pelo que me lembro, não foi assim que construímos nossas verdadeiras amizades.

Por que não nos encorajamos a deixar o outro penetrar mais em nossas vidas? Por que será que nos sentimos tão incomodados quando alguém nos oferece uma ajuda, um favor ou até mesmo um elogio?

Vamos tentar:

“Oi, quer um chiclete?” Responda SIM!

“Vamos tomar um cafezinho?” Responda SIM!

“Você pode me acompanhar nesse compromisso?” Responda SIM!

“Você está muito bonita hoje!” Responda SIM!

“Quer uma força nisso aí que você está fazendo?” Responda SIM!

“Se precisar de algo, pode contar comigo!” Responda SIM!

“Esse livro é ótimo. Quer emprestado?” Responda SIM!

“Adoro esse CD. Se quiser, eu gravo para você.” Responda SIM!

“Vou até o supermercado. Quer algo de lá?” Responda SIM!

Afinal, não era assim que a gente fazia amigos antigamente? Quando você estava na escola, você ia comprar coxinha na lanchonete sozinho ou perguntava: “oi, vamos comigo na cantina?”. E quando alguém te oferecia um pedaço de chocolate, por acaso você respondia “não, obrigado, já jantei”... Ah, eu aposto que vocês comiam JUNTOS aquele delicioso chocolate, se sujavam juntos e riam juntos também.

São essas lembranças doces que constroem quem somos e nossos valores. São exatamente essas experiências que nos ensinaram a confiar – ou não – nas outras pessoas. E foi assim, com essa TROCA, que as relações foram construídas ano a ano.

Vamos perder esse medo de “ficar devendo favor”. Amigo é para essas coisas, oras!



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Eu-Espelho: Hoje é dia do amigo!

O Eu-Espelho deseja um Feliz Dia do Amigo!!!

Afinal, OS AMIGOs SÃO A FAMÍLIA QUE A GENTE ESCOLHE!

Espelho: Clutch luxo


Luxo!

O que são essas bolsas da Sylvia Toledano?

Uau, que coisa mais linda!!!

Essa bolsinha pequenininha para levar só o essencial e fazer bonito, a clutch, vem trazer muito estilo para o nosso visual e está fazendo a cabeça das celebridades.

Estou adorando que as bolsas-carteira, antes usadas somente em festas e com aquele estilo “noite”, agora também são um acessório muito legal para se usar de dia ou em qualquer evento mais casual, já que elas estão vindo em diversas cores, formatos e tamanhos.

Vou adorar fazer uma em tecido...

Até mesmo uma Sylvia Toledano, com todos esses cristais, pode compor um visual chique para uma festinha mais informal, concordam? Eu usaria! Adoro essa mistura de estilos.

Pena que no Brasil ela só pode ser encontrada na Vila Daslu, e por um precinho não muito amigo. Em Euros (porque é francesa, mon chéri), ela está custando a bagatela de $ 1.200,00. E aí, vai querer quantas? Hehehehe...

Bom, vamos as imagens, babem:





Eu: Minha batedeira nova!


Ganhei de aniversário algo que eu estava precisando em meu lar-doce-lar: uma batedeira!

Como estou numa vibe de vida mais saudável e de recuperar o emagrecimento perdido (ops, inverno...), vou pesquisar uma receita de BOLO LIGHT para comer sem culpa.

Hummm.... que delícia....

Quando eu fizer eu conto para vocês no que deu!
Aceito sugestões...

terça-feira, 19 de julho de 2011

Espelho: Artesanato Fashionista - tendência de verão

Gente, vejam só como o Eu-Espelho está antenado: ontem eu falei aqui sobre como o trabalho artesanal está invadindo o mundo fashion, e coincidentemente foi ao ar ontem à noite no GNT Fashion uma matéria exatamente sobre isso.

Quem assistiu viu novamente a coleção de verão da Maria Bonita, que desfilou no SPFW Primavera/Verão, uma marca que tem por natureza essa fluidez e espírito alegre, bem a cara do verão brasileiro mesmo.

A inspiração da coleção foi a arte portuguesa: muito arraiolo, renda e ajulejos portugueses.

Isso mesmo, aquele seu tapete arraiolo ganhou status fashion e foi parar na passarela, não é incrível?

A coleção trabalhou muito a tapeçaria, como crochê, renda, recortes no próprio tecido (tecnológicos, claro), além de ourivessaria e pedras preciosas.

Taí: o artesanato está cada vez mais em evidência. E sim, ele voltou a ser um elemento fashion!

Acho que a nossa missão agora é aprender a usar arte artesanal sem parecer muito com as coisas da vovó. Com alguma criatividade e bom gosto, acho que dá para ficar bem pessoal e estiloso, concordam?



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eu espelho: Exercendo o direito de ser mulherzinha

Já repararam como o trabalho artesanal voltou a ser uma tendência de moda?

Antigamente, as moças já eram educadas para aprenderem tarefas consideradas “do lar” (ugh, falando assim até dói, né?), como cozinhar, bordar e costurar.

Com tempo e a queimada de sutiãs (alguém pode me dizer quem foram essas doidas?), essas atividades de mulherzinha foram ficando ultrapassadas, à medida que as mulheres foram para as faculdades e se tornaram financeiramente independentes.

Aliás, o que eu acho ótimo! Só de ouvir as mães, tias e avós contando sobre como era a vida na era anterior ao absorvente higiênico e ao ferro de passar elétrico, chego a ficar com urtigas!

Bom, mas esse tempo passou (ufa!) e o que ganhamos com isso?

Mulheres mais modernas e com sua própria grana, mas também masculinizadas e cansadas!

Vejo que hoje em dia as mulheres estão desejando voltar aos velhos tempos e ao seu direito de ser feminina e delicada.

A moda está aí para mostrar isso: estamos usando mais saias e vestidos ao invés de calças, as cinturas estão bem marcadas com os cintinhos e os cabelos enfeitados estão novamente fazendo a cabeça (com o perdão do trocadilho) das garotas.

E nesse passo, junto com as mulheres “modernas sim, mas masculinas, não!”, estão voltando à tona as coisas artesanais, feitas à mão, com todo amor e carinho.

Vimos nas últimas apresentações de eventos de moda muito tressê, bordados, aplicações e até pinturas nas roupas, nas bolsas, sapatos e bijus.

Voltaram os lenços, os chapéus e muita textura. Que delícia!

A era “girly” está de volta, mas cada vez mais contemporânea e criativa.

E foi nesse ritmo gostoso que comecei um curso de corte e costura. Super recomendo a todos que gostem de moda e, mais, gostem de colocar sua própria personalidade em tudo que fazem, like me! Adooorooooo.....

Eu estou me dedicando à arte de fazer bolsas. Logo logo mostro para vocês a minha primeira obra-prima, está ficando muito fofa!

E você, o que tem feito para exercitar seu direito de ser mulherzinha?

Eu-Espelho: Às apresentações


Sejam bem vindos ao EU-ESPELHO, um blog sobre IMAGEM.

A proposta é falar de imagem sob dois aspectos que se fundem: a imagem de dentro para fora e a imagem de fora para dentro.

Quando pensamos em “dentro para fora” nos vem à mente o que temos em nossa ESSÊNCIA e como a estamos projetando no mundo, ou seja, como é que estamos permitindo que as outras pessoas nos vejam: nossos sentimentos, nosso comportamento e como eles nos auxiliam em nosso dia-a-dia, no trabalho, no amor, em família e com os amigos.

Já quando a imagem nos transforma “de fora para dentro”, permitimos que a forma nos toque, nos sensibilize, e isso é MODA, isso é ARTE, é BELEZA e BEM ESTAR. Vamos falar sobre como o que vem de fora pode afetar nossa imagem e trabalhar a nosso favor.

Por isso, o símbolo que representa esse blog não poderia deixar de ser senão um ESPELHO!

O espelho representa exatamente como nos vemos e somos vistos, não é mesmo?

E por esse motivo, a IMAGEM que escolhi para representar o EU-ESPELHO foi uma linda tela de Pablo Picasso, de nome “Girl before a mirror”, ou “Menina diante de um espelho”, de 1932, em exposição no MOMA, em Nova York.

Esta obra sugere a transição de uma garota inocente com uma mulher mundana ciente de sua própria sexualidade. A menina estende a mão para o seu reflexo, buscando unir os seus diferentes “eus”, já que de um lado ela é pura e bela, enquanto que seu reflexo mostra sua verdadeira alma.

Fica o convite para falarmos bastante sobre nossa IMAGEM. E você, que imagem está transmitindo?

Um beijo,

Luciana Figueiredo