“Fazer algo útil com a habilidade das suas mãos é transformador”, disse o filósofo americano Matthew Crawford, autor do livro Shop Class as Soulcraft (recém-publicado nos Estados Unidos e Canadá).
Crawford estava realmente certo quando disse que fazer algo com as mãos é algo transformador. Em todos os sentidos.
É transformador do ponto de vista do objeto, uma vez que um artesão é capaz de criar um objeto maravilhoso a partir de coisas simples como um pedaço de pano, talvez um pouco de tinta ou quem sabe papel e giz de cera. Isso é arte.
Mas é mais transformador o sentimento que se tem ao perceber que se criou algo novo com suas próprias mãos. É um jeito de modificar o mundo, o espaço a sua volta. Isso é expressão.
Cada vez que um artesão ou um designer produz algo novo, ele empresta a todos um pouquinho de si mesmo. E faz mais do que isso: gira uma nova economia do mercado criativo, fomenta um setor muito antigo e novamente valorizado, propaga cultura e melhor: faz algo sustentável.
Não é a toa que a moda tem captado muito do artesanal. É uma super tendência usar produtos "handmade" ou simplesmente incrementar o visual com um acessório feito com tanto carinho e quase sempre com exclusividade para você.
Que bom que o produto artesanal deixou de ser privilégio da vovó e passou a ser também objeto de moda e tendência, os quais amamos tanto. Amamos porque a partir do acessório feito a mão, seu look vai ficar só seu, com a sua cara, do seu "jeitão".
O Eu-espelho apoia a ideia de que a moda tem que ser usada a seu favor, tem que ter a sua cara, independente do que desfilou o último SPFW, mas com uma carinha de quem se importa, e de quem gosta de abafar por aí, com bastante estilo e muita criatividade. Ah, e moda é algo que tem que caber no tamanho do seu espelho, mas no tamanho do bolso também, concordam?
E é nesse passo que o Eu-espelho prestigia hoje algumas artistas incríveis, que fizeram o meu sábado e o de outras tantas mulheres-consumidoras-enlouquecidas mais colorido e divertido. São algumas expositoras do Bazar Ó Gente (http://www.bazarogente.com.br/) que rolou aqui em São Paulo, no bairro da Liberdade, no último sábado. Rolou tanta coisa bonita por lá que não caberia tudo aqui... por isso o Eu-espelho fez uma seleção bem rapidinha:
Essas são a Rê e a Gica da A Bossa do Pano que tive muito prazer de conhecer de pertinho. Essas curitibanas super queridas apresentaram com muito charme - e muita bossa! - bolsas, lenços, kits de manicure, máscaras zen, entre outros tantos mimos feitos de tecido http://abossadopano.blogspot.com/ |
Aqui a Patrícia Cardoso da Oh! Maria, que além de criadora de acessórios fofos handmade, como carteiras e bolsinhas, também oferece oficinas de costura. Minhas queridas amigas Mirela Santos e Tatiani Bragagnolo e eu não vemos a hora de participar! http://ohmariablog.blogspot.com/ |
Essa linda e criativa é a Mariana Labaki, do Costuricas, que criou coisas legais como a lindinha árvore genealógica em tecido, feltro e molduras fofas e porta-camisinhas muito delicados para mulheres que "se cuidam para amar" http://www.costuricas.com.br/ |
E para não dizerem que só falei de tecidos, agulha e linha, encerramos com a Marcia Tomasini da Cuttin'studio, que realiza um trabalho totalmente artesanal em encadernação de agendas, bloquinhos e outros papéis deliciosos http://cuttinstudio.com.br/ |
![]() |
Lencinho lindo da A Bossa do Pano, Colarzinho muito fofo da Ismália Queria (http://www.ismaliaqueria.com.br/) e caderninho charmosérrimo da Cuttin'studio. |