sábado, 15 de outubro de 2011

Eu espelho: Mancha Cega - qual é a sua?


Ontem estive assistindo a um programa da GNT do qual gosto muito, o Saia Justa, cujo tema me chamou muito a atenção: mancha cega.

Você sabe o que é mancha cega?

Bem, eu coloquei um vídeo aqui embaixo do especialista Eduardo Ferraz explicando no programa – afinal, não sou nenhuma máster no assunto rs – mas, para resumir, trata-se de um instituto denominado “Janela de Johari”, o qual apresenta diversas facetas do comportamento humano.

Uma dessas facetas,  é a tal Mancha Cega, que é a janela que a pessoa não percebe os comportamentos que tem, mas quem convive com ela percebe, por isso uma das janelas que mais podem causar distorção no modo como somos vistos, em relação ao que somos de verdade.

Todos nós estamos sempre nos perguntando se o que as pessoas pensam de nós é o mesmo que achamos que elas pensam – confuso?

Pois é, essa tal Mancha Cega é a janela mais delicada de todas, porque nela está embutida nossa capacidade – ou falta dela – de receber feedback.

Deve ser interessante conhecer a opinião (real) dos outros a nosso respeito, não é mesmo?

Acontece que em nossa cultura, falar sinceramente dos defeitos dos outros (para eles!) é tido como ofensa. É como se existisse um acordo de paz: “eu não falo do seu defeito e você não fala do meu”.

Porém, como nós não nos damos conta desse comportamento, faz falta que o interlocutor nos avise. Mas, para que ele se sinta à vontade para dizê-lo, temos que nos mostrar receptivos, procurando não nos sentir chateados com a pessoa.

Será que nós conseguimos isso?

Será que aguentaríamos saber a verdade?

Estranho pensar nisso, não é mesmo?

Mas a verdade é que a única maneira de melhorar nosso comportamento (tanto para os outros como para nós mesmos) é procurar ter mais humildade e reconhecer nossas falhas (ok, é duro reconhecer, mas não somos perfeitos) como reais possibilidades de evolução.

Só reavaliando nossos defeitos é que temos a oportunidade de melhorá-los.    

A ideia é que, no balanço entre nossos defeitos e qualidades, o saldo das qualidades seja positivo, certo?

E, quanto a receber feedback, penso que se trate de um exercício diário. Um dia você recebe, no outro, oferece para alguém. Não há por que se chatear se quem lhe diz é pessoa amiga e gosta de você, não é mesmo?

E aí, vamos tentar?

6 comentários:

  1. Muito interessante mesmo esse assunto,né.Mas o que gostei mesmo foi da sua saia pink!!Ficou linda,parabéns!!
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana! Desculpe a demora para visitinha, estou terminando a facul e sem tempo total...Gostei bastante do blog, aborda assuntos interessantes. Essa tal de macha eu nunca tinha havido falar, mas sei que acontece muito! Bem legal o tema. E o programa não costumo assistir, msm pq não ando assistindo nada, mas já vi uns 2 ou 3 acho bem legal. Com o Edú Moscovis então...haha

    Bjs das Sister's

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a verdade!!! As pessoas podem e devem ser sinceras comigo... Mas realmente é preciso estar preparado para a sinceridade nua e crua... É uma habilidade saber ouvir, filtrar e aplicar o que há de bom para melhorar... Belo texto!

    ResponderExcluir
  4. Andrea, muito obrigada pelo elogio da saia! To me achando né? Uma professora de estilo mara como vc falando da minha simples sainha... hihihi... obrigada!

    Sisters, vcs são muuuuito bem vindas por aki. Ai, nem me fale de tempo, que a gente tem que fazer o milagre dos pães com o tempo né? Mas sempre que puder, dêem uma passadinha por aki sim, e boa sorte nas provas!

    Ana, eu também AMO a verdade, mesmo que doa... mas concordo que não é fácil ter essa habilidade de ouvir que vc falou. Muito embora, as críticas mais duras venham de nós mesmas, né? Obrigada, querida!

    Leila, como sempre, super bem vinda por aki!

    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  5. Mas é essa a "sutileza" que um bom analista tem que ter!
    Mostrar ao paciente o que ele "é",mas com outras palavras!
    È complicado dizer ao amigo que ele tá com mau hálito!
    Como é complicado ouvir isso de um amigo!
    As vezes com o tempo agradeceremos a esse amigo.

    Bjs,Luciana!

    ResponderExcluir