quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Eu: Retorno das férias e resuminho da viagem!!! - Eu espelho: Costumes nova-iorquinos: curiosidades...

Obrigada a todos pelos votos de boas férias e, principalmente, pela compreensão sobre meu momento de transcendência e encerramento de um ciclo. Realmente posso dizer que depois das minhas férias, estou com a energia renovada. Ainda estou colocando a vida em ordem, mas com a cabeça fresca e cheia de novas ideias.



Durante esse período de recesso, tive o prazer de fazer uma viagem incrível e conhecer a Big Apple. Nova York é uma cidade tão legal, tão bacana, e passar alguns dias lá foi tão interessante que, antes de voltar aos temas do blog (estou preparando várias novidadinhas... hehehe...), decidi compartilhar com vocês um pouco do que vivi e, claro, deixar o espaço mais que aberto para que compartilhem também suas experiências e opiniões sobre essa cidade tão cosmopolita.



Pensa numa cidade organizada, planejada, plana. Esta é Nova York. Uma cidade pequena em extensão, mas com tanta coisa por metro quadrado que realmente são necessários pelo menos dez dias e muita disposição para conhecer os principais pontos da cidade. E claro, ainda assim deixar para trás muitos outros atrativos que deixamos de conhecer.




Os costumes nova-iorquinhos: praticidade é o seu lema


O que mais gostei foi da diversidade. Isso sempre me dá uma idéia de evolução e não preconceito. Lá, assim como em São Paulo, há pessoas de todas as etnias e misturas possíveis. Você encontra gente do mundo inteiro entre turistas e locais, cada um a seu próprio estilo.

Na Times Square, artistas de todo gênero dão um show à parte.







Todo mundo tem roupa boa, até os mendigos (sim, eles têm mendigos! rs) têm uma aparência boa – você chega a ficar na dúvida se se trata de um morador de rua ou simplesmente um cara meio mulambento “dando um tempo”.

As pessoas estão sempre com pressa e, sim, como nos filmes (confesso que sempre pensei que fosse um baita exagero hollywoodiano), elas tomam café de balde o dia inteiro. É até engraçado, mas tão comum que você acaba se acostumando, mas eles parecem aquele bonequinho playmobil que tem as mãozinhas em forma de pegar, sabem? Numa mão, café, e na outra, invariavelmente, seu Iphone.



Achei super interessante como eles se sentam em bancos e mesinhas públicas e se sentem super à vontade com seus notebooks. Eles não devem ter a menor preocupação com roubos, claro. Macbooks e Ipads são tão vistos que você nem se lembra mais o quanto são modernos e incríveis. Para eles, são aparelhos comuns, já que quase todos os tem.

Fiquei desejando saber qual é o horário de trabalho deles. Isso porque você pode ir a qualquer hora do dia no Central Park e verá gente de todas as idades lá, tomando sol, bem tranqüilos, como se não tivessem que trabalhar. Eu fiquei pensando: como eles fazem isso? Eles trabalham menos ou têm horários flexíveis de trabalho? Se você souber, por favor, me conte! Eu também quero uma vida dessas para mim!!!

Os nova-iorquinos andam muito sozinhos. Eles almoçam, quer dizer, lancham, sozinhos. Ou melhor, ao celular. Eu fiquei pensando com quem eles conversam tanto ao telefone, porque todos os amigos deles devem morar longe já que eles fazem tudo sozinhos. Ou então, realmente se trata da cultura da pessoa independente e autônoma, hábitos dos quais guardo certa estima.

Pessoas frias, sim, mas super educadas. Se bem que, em comparação ao brasileiro, acho que todo povo pode ser considerado frio, né? Com licença, por favor e obrigado são expressões automáticas. Achei isso incrível e fiquei pensando que, a gente copia tanta coisa deles, por que não copiar esses bons hábitos também, não é mesmo?

Ah, os táxis são mesmo todos amarelos, tão bonitinhos. Não sei se porque amarelo é minha cor preferida, mas achei fofos. E de verdade, é super difícil conseguir um, muito embora você os veja por toda parte.




Tem comida cara e comida barata. Quase todas deliciosas, super calóricas e com baixo valor nutricional. Obviamente, com tanta vontade de experimentar de tudo, engordei suuuuperrrr. Já estou desesperada, claro. Recuperei a dieta e estou me sentindo muito bem por isso. Não só a consciência agradece, mas meu organismo super amou voltar aos bons tempos de comidas leves e nutritivas. 







Sério, eu não sei como eles podem sobreviver até a idade madura comendo daquele jeito. Nada de arroz-feijão, naturalmente. Bom, mas pude perceber que por lá está rolando uma onda de comida saudável e orgânica, então já há vários lugares que oferecem saladas, sanduíches naturais, sucos de frutas e produtos light – não em grande variedade e são lugares mais requintados que os comuns.


Se alguém estiver a fim de montar uma carrocinha de hot dog, pessoal, lá é o lugar, porque o cachorro-quente deles é horrível! E achei bem caro: U$ 3,00 por um pão, uma salsicha e uma melequinha de catchup!!! Nada de purê, milho, ervilhas, queijo, nem mesmo um rastelinho de maionese!!! Então, super não recomendo, sério!

Ah, já ia me esquecendo: o metrô é óóóótimo! Peguei em várias estações, vários horários (inclusive de pico) e é bem legal. Não é à toa que o povo de lá não tem carro, tem estação de metrô em cada esquina, rápidos, limpos, enfim, nada parecido com essa lata de sardinha que enfrentamos aqui em São Paulo todo dia...






Mas é claro que viajar é maravilhoso, mas não tem nada melhor que voltar para nossa casa, para nossa língua e, principalmente, para o nosso povo. Continuo achando que o Brasil deve ter o melhor habitat do mundo! Temos tudo de bom, né? Nossa gente, nosso clima, nossas paisagens, nossa comida... se não fosse o lixo de política que temos e tanta corrupção, não haveria nenhum motivo para não estarmos no topo do mundo, cara!


Eu volto pra falar do Glamour – o luxo!!! – das super lojas, lugares que visitei e comprinhas que fiz, super aprovei e mega recomendo! E logo, logo, teremos novos assuntos por aqui!

Super beijo,

Lu

3 comentários:

  1. Adorei seu relato.
    Relato super verdadeiro.
    Tenho maior vontade de conhecer NY, um dia quem sabe!!!
    E acho que vou achar o maximo assim como vc, pq super me identifiquei.
    Tomare consiga comentar , pq hoje ta dificil
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Leila!
    Eu também fiquei com péssima internet ontem e anteontem... é tempo demais não é mesmo?
    Bjs! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Leila, acabo de visitar seu blog... que legal que vc colocou o balão! Por causa das férias fiquei meio por fora.. mas menina, está dando um erro no seu blog.. o navegador está avisando que está com vírus... fui automaticamente desconectada...
    Bjs

    ResponderExcluir