terça-feira, 11 de outubro de 2011

Espelho: 11/10 é o Dia Mundial de Combate à Obesidade

Olá. Hoje é o Dia Mundial de Combate à Obesidade. Vamos falar sobre isso?


O que você comeu ontem? Como você vem se alimentando?


A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia e uma doença crônica. Mesmo esse tema tendo sido tão abordado ultimamente, a maioria da população mundial é obesa!


Esse tema é tão preocupante que já falei dele aqui no blog, quando o IBGE publicou que 90% dos brasileiros está comendo mal, número ainda maior (97%!!!) quando se fala dos adolescentes.


Particularmente, penso que o ser humano não foi feito para ser gordinho. Nosso corpo é preparado para ter gordura suficiente apenas para nos proteger do frio e da fome, se estivermos em modo de sobrevivência. Mas, assim como qualquer outra espécie do reino animal, se estivermos muito acima do peso não conseguiremos nos movimentar adequadamente. 


Antes a importância da movimentação corporal era pela caça, para correr dos predadores e proteger nossa prole. Ora, mas hoje em dia, ainda que já tenhamos virado essa página e consumido muita tecnologia, ainda precisamos nos sentir bem no nosso dia-a-dia, precisamos ter energia para subir um morro, para brincar com os filhos, e até mesmo para trabalhar e realizar atividades cotidianas.


Nossos órgãos internos precisam de força e energia, e espaço para receber oxigênio. Uma veia entupida de gordura com certeza não vai favorecer seu músculo cardíaco e você não vai respirar melhor assim.


Os exercícios físicos têm muita importância para o nosso corpo. Temos que reagir à preguiça e encontrar um esporte ou uma dança que nos movimente. O exercício dá prazer para o corpo e desliga a cabeça dos problemas. Traz mais saúde, disposição e até vigor sexual.


Nossa alimentação é fundamental para termos vida longa. Não é justo que abreviemos nosso tempo de vida na Terra porque temos gula e queremos comer tantas porcarias... não que não se possa comer, mas não pode ser a regra.




Precisamos de uma alimentação equilibrada. Nossos entes queridos com certeza agradecem por termos mais tempo na Terra com eles. Sua família merece isso. Você merece isso.




E ainda mais para nós, que nos importamos com beleza, moda, estética, vamos nos propor um desafio?


HOJE, NO DIA MUNDIAL DE COMBATE À OBESIDADE, EU VOU:
- Praticar um exercício físico por 30 minutos;
- Comer fibras no café da manhã;
- Comer vegetais e frutas;
- Pensar positivo;
- Tomar muita água e chá verde.


E VOCÊ, O QUE VAI FAZER HOJE?



"Toda caminhada começa com um primeiro passo."

4 comentários:

  1. Dá ânimo ler este post. Sair por aí comendo só coisas saudáveis e cuidando da saúde para impedir doenças que nós mesmo causamos pelo desapego a nosso próprio ego...

    Obrigada pelo comentário em meu Blog!
    Também é muito bom ler teu Blog. Sempre dou uma olhada nos posts novos!!
    Abraço.

    Ciana
    http://mulheresqueusam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ciana! Que legal que gostou, fiquei super feliz com seu comentário!
    Super beijo,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Ta certissima, sempre precisamos dar o primeiro passo.

    ResponderExcluir