segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Espelho: Handmade a favor da moda



“Fazer algo útil com a habilidade das suas mãos é transformador”, disse o filósofo americano Matthew Crawford, autor do livro Shop Class as Soulcraft (recém-publicado nos Estados Unidos e Canadá).

Crawford estava realmente certo quando disse que fazer algo com as mãos é algo transformador. Em todos os sentidos.

É transformador do ponto de vista do objeto, uma vez que um artesão é capaz de criar um objeto maravilhoso a partir de coisas simples como um pedaço de pano, talvez um pouco de tinta ou quem sabe papel e giz de cera. Isso é arte.

Mas é mais transformador o sentimento que se tem ao perceber que se criou algo novo com suas próprias mãos. É um jeito de modificar o mundo, o espaço a sua volta. Isso é expressão.

Cada vez que um artesão ou um designer produz algo novo, ele empresta a todos um pouquinho de si mesmo. E faz mais do que isso: gira uma nova economia do mercado criativo, fomenta um setor muito antigo e novamente valorizado, propaga cultura e melhor: faz algo sustentável.

Não é a toa que a moda tem captado muito do artesanal. É uma super tendência usar produtos "handmade" ou simplesmente incrementar o visual com um acessório feito com tanto carinho e quase sempre com exclusividade para você.

Que bom que o produto artesanal deixou de ser privilégio da vovó e passou a ser também objeto de moda e tendência, os quais amamos tanto. Amamos porque a partir do acessório feito a mão, seu look vai ficar só seu, com a sua cara, do seu "jeitão".

O Eu-espelho apoia a ideia de que a moda tem que ser usada a seu favor, tem que ter a sua cara, independente do que desfilou o último SPFW, mas com uma carinha de quem se importa, e de quem gosta de abafar por aí, com bastante estilo e muita criatividade. Ah, e moda é algo que tem que caber no tamanho do seu espelho, mas no tamanho do bolso também, concordam?

E é nesse passo que o Eu-espelho prestigia hoje algumas artistas incríveis, que fizeram o meu sábado e o de outras tantas mulheres-consumidoras-enlouquecidas mais colorido e divertido. São algumas expositoras do Bazar Ó Gente (http://www.bazarogente.com.br/) que rolou aqui em São Paulo, no bairro da Liberdade, no último sábado. Rolou tanta coisa bonita por lá que não caberia tudo aqui... por isso o Eu-espelho fez uma seleção bem rapidinha:

Essas são a Rê e a Gica da A Bossa do Pano que tive muito prazer de conhecer de pertinho. Essas curitibanas super queridas apresentaram com muito charme - e muita bossa! - bolsas, lenços, kits de manicure, máscaras zen, entre outros tantos mimos feitos de tecido
http://abossadopano.blogspot.com/
Aqui a Patrícia Cardoso da Oh! Maria, que além de criadora de acessórios fofos handmade, como carteiras e bolsinhas, também oferece oficinas de costura. Minhas queridas amigas Mirela Santos e Tatiani Bragagnolo e eu não vemos a hora de participar!
http://ohmariablog.blogspot.com/ 
  
Essa linda e criativa é a Mariana Labaki, do Costuricas, que criou coisas legais como a lindinha árvore genealógica em tecido, feltro e molduras fofas e porta-camisinhas muito delicados para mulheres que "se cuidam para amar"
http://www.costuricas.com.br/

E para não dizerem que só falei de tecidos, agulha e linha, encerramos com a Marcia Tomasini da Cuttin'studio, que realiza um trabalho totalmente artesanal em encadernação de agendas, bloquinhos e outros papéis deliciosos
http://cuttinstudio.com.br/
E lógico, como não podia deixar de ser, comprinhas!!!

Lencinho lindo da A Bossa do Pano, Colarzinho muito fofo da Ismália Queria (http://www.ismaliaqueria.com.br/) e caderninho charmosérrimo da Cuttin'studio.
E para acabar - podem rir!!! - o resultado da oficina de ponto cruz da Jussara Franco, com direito a cute space invaders:


16 comentários:

  1. Amei o post, parabéns.
    Aproveite e faça uma visita la no blog MEU ESTILO GUGA FERNANDES e fique por dentro de tudo que rola na moda. Não deixe de conferir também o look do dia.
    Beijos,aguardo sua visita.
    www.meuestilogugafernandes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita pra falar, pois AMO artesanato e tudo que se encaixa nele, embora também ame maquiagens e tal.. mas não pude deixar de comentar depois de ler este post divinamente muito bem colocado, pois as pessoas que fazem o artesanato deveriam ser reconhecidas mais do que são atualmente, pois é um trabalho elaborado com muito carinho, cuidado e tempo!!!
    Eu amo... hehe...
    Parabéns pelo post e as fotos muito bem escolhidas!!

    E obrigada pela visita lá no Blog!!
    mulheresqueusam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. que legal esse encontro..nada melhor do que valorizar a arte e seus artistas :)
    e seu ponto cruz ficou bom, viu?!
    beijinhos querida e um lindo dia pra vc,
    *Ü*

    ResponderExcluir
  5. e obrigada pelo carinho na Soul querida...fico super feliz com isso :)
    beijokas
    *Ü*

    ResponderExcluir
  6. Guga, adorei seu blog! Seja bem vinda ao Eu-espelho!

    Cinai, realmente, os artesãos precisam ser mais reconhecidos, e a gente que ama artesanato, fica na torcida né? Obrigada pela visita!

    Soraia, esse post tb é pra vc, vc é uma grande artista!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  7. -Eu amei o post!!muito bancana a iniciativa!!parabéns!!
    Amei teu cantinho e já sigo aqui!Se der dá um pulinho lá no meu e segue de volta!Vou adorar te ter por lá!
    vidadequeen.blogspot.com
    beijão!

    ResponderExcluir
  8. Rai, já estou te seguindo!
    Obrigada pelo carinho e seja muito bem-vinda!
    BJs
    Lu

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei seu blog. Ele agrega conteúdo, moda, beleza... tudo junto! Uma delícia. E adorei também a imagem de fundo. :)
    Acho lindo trabalhos manuais, mas sou uma verdadeira negação, acho que me falta coordenação motora ou então prática, né? hahahaa.

    Estou seguindo o blog.

    Beijos,

    www.sabordebaunilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já estou seguindo aqui, adorei!
    Passa lá no blog também, vou adorar sua vista, obrigada desde já
    Beijos

    Babi
    http://mylittlerworldq.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Sabor Baunilha, obrigada pelo seu recadinho! Já estou te seguindo tb... e sim, é só prática mesmo!!!

    Bárbara, adorei seu blog tb, já to seguidora!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  12. Oi Luciana, muito legal esses bazares.
    Eu nunca fui em um... sempre acabo indo nas feirinhas muito comuns aqui no Rio mas somente algumas tem uma quantidade legal de artesanatos.
    Vou lá conhecer os links das artistas e arteiras que você indica!
    beijo
    Tri

    ResponderExcluir
  13. fazer comprinhas sempre é bom né minha querida?

    amei o post!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  14. Tri, vai sim, vc vai amar o trabalho delas. É um artesanal bem legal! Bem cute!

    Fernando, nem me fale, comprinhas são sempre deliciosas!!!

    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  15. Luciana L. Figueiredo (Venda Nova do Imigrante, ES)7 de janeiro de 2012 às 14:18

    Aqui onde moro, muitas "Vovozinhas" fazem trabalhos manuais lindíssimos, como voluntárias para ajudarem ao Hospital Padre Máximo; além de lindos, estes trabalhos são importantíssimos para o não fechamento do mesmo.Elas doam seu precioso tempo para ajudar ao próximo.

    Veja em: http://www.voluntarias.org.br/

    Tenho certeza que você vai se apaixonar.

    ResponderExcluir