sábado, 13 de agosto de 2011

Eu: Metas; Fome, vontade e desejo de comer; Tolerância à fome

Dia 10: ESTABELEÇA METAS REALISTAS


Meu cartão de enfrentamento de hoje:
"Quanto mais devagar você emagrecer, melhor!"

Minha primeira meta é emagrecer 2 quilos.

Dia 11: DIFERENCIE FOME, VONTADE E DESEJO INCONTROLÁVEL DE COMER

"Monitore sua fome"

Quando eu tiver vontade de comer sem fome, vou repetir comigo mesma:
"Acabei de comer uma refeição planejada e ainda estou com fome. Mas, tudo bem. Deve levar uns 20 minutos para meu cérebro enviar para o meu corpo a mensagem de que estou satisfeita. Vou esperar para ver como me sinto após 20 minutos."

Quanto eu estiver com fome fora do horário planejado, vou repetir para mim mesma:
"Sei que estou com fome, mas vou comer novamente dentro de algumas horas. Essa é uma chance de fortalecer meu músculo da resistência."

Quando eu estiver com desejo, eu vou repetir para mim mesma:
"Eu não estou com fome. Apenas estou querendo comer mais. Porém, não farei isso porque não quero fortalecer meu músculo da desistência."

Dica: lembre-se de que, entre 20 minutos e 3 horas depois de ter feito uma refeição razoável, qualquer urgência de comer novamente será provavelmente devido ao desejo de comer e não à fome.

Dia 12: PRATIQUE TOLERÂNCIA À FOME



Confesso que essa tarefa foi a primeira que me incomodou dentre todas até agora.
Confesso que estou tendo pensamentos sabotadores, para não dizer aterrorizantes.
Eu realmente tenho medo de sentir fome.
Quando eu estou com fome, eu me sinto péssima: mal humorada, irritada, fraca e e estado de urgência.
Para não perder o controle, aprendi em experiências anteriores que você nunca deve deixar a fome bater à sua porta, comendo sempre a cada 3 horas conforme o recomendado, para o organismo trabalhar.
O que o programa sugere hoje é reservar 1 dia da semana em que propositadamente você deixe de almoçar, aguardando a próxima refeição, para experimentar conscientemente a sensação de fome e assim enfrentar seu medo, descobrindo  que a sua sensação de desconforto não será tão ruim quanto imaginava, e que você certamente vai sobreviver.
O livro faz uma importante ressalva: que quem tenha restrições médicas como diabetes, por exemplo, não experimente realizar esta tarefa.
E durante o dia que não irá almoçar, o programa sugere que monitore o seu grau de desconforto (não o quanto está com fome) de hora em hora, até o momento da próxima refeição.
Eu estou com a seguinte preocupação: a semana que vem vou iniciar a dieta do abdomen. Ela é bem "enxuta" nas calorias, as porções são pequenas. Eu estou com medo de sentir fome mesmo almoçando.
Eu pensei muito para escrever este post, até para não criar confusões, parecendo que eu "defendo a fome"...
Decidi pensar um pouco mais para cumprir esta tarefa. Mas eu gosto de desafios...
Alguém aí fica sem almoçar de vez em quando? Como se sente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário