segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Espelho: Foco do momento: Emagrecimento (saudável)


“Como as pessoas magras pensam:


- Às vezes, você come sem estar realmente com fome? Ou melhor, você consegue distinguir, facilmente, fome de vontade de comer?

- Algumas vezes, você se preocupa com a possibilidade de não ter uma oportunidade para comer? Você costuma ter pensamentos como: e se eu tiver fome mais tarde?

- Você, algumas vezes, come além do ponto médio de satisfação?

- Você costuma se enganar a respeito de sua alimentação? Em outras palavras, você diz para si mesmo, às vezes, ‘não tem importância’ quando come um pedacinho de algo que não deveria comer?

- Você costuma comer para se confortar?

- Se a balança indica que você engordou, você abandona por completo a sua dieta?

- Algumas vezes, você come porque não acha justo não poder comer como as outras pessoas?

- Você interrompe a sua dieta assim que emagrece?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então tem as características que podem tornar a dieta difícil.”


Hoje é segunda-feira. E toda boa segunda-feira é dia de que? Começar o regime, certo?

Na verdade, eu já estou de volta às regras da reeducação alimentar há 3 semanas, mas agora estou a fim de seguir um novo programa de emagrecimento.

Minha história de emagrecimento é a seguinte: eu fui uma criança e adolescente magrinha.

Aconteceu que na fase próxima dos 17, 18 anos, quando o meu corpo começou a se transformar em um metabolismo adulto, enquanto eu ainda comia como adolescente. Engordei vários quilos. Não me lembro quanto cheguei a pesar, mas meu ápice foi uma calça jeans 44 beeemmm apertada, quase mudando para 46.

Nesta fase era estranho, pois eu não achava que estava com sobrepeso, por algum motivo eu me via magra no espelho. Até que minha calça 44 ficou realmente apertada.

Eu estava engordando sem parar.

Quando dei por mim, eu tinha apenas duas escolhas: ou comprar uma nova calça 46, assumindo meu sobrepeso para mim mesma e para todos (inclusive para a vendedora da loja) ou iniciar um processo de emagrecimento.

Foi minha primeira experiência com o tema, quando comecei a pesquisar o assunto. Fiz uma dieta do tipo das de nutricionista e realmente tive muito sucesso: voltei a usar calça 40 em alguns poucos meses.

Mas isso não “curou” a minha relação meio “perturbada” com a comida e tempos depois, naturalmente, voltei a engordar. Dessa vez já estava mais alerta e reiniciei a dieta mais rápido que da primeira vez, e novamente obtive sucesso.

Voltei a engordar tempos depois. De pouco em pouco, na verdade, levou anos.

Foi nessa fase que minha irmã conheceu o Vigilantes do Peso e, tendo tido muito sucesso em seu processo de emagrecimento, me apresentou o programa e eu decidi segui-lo também.

Foi incrível. O melhor programa que eu já segui – e ainda sigo – e recomendo a todos que me questionam sobre o assunto.

No ano passado eu emagreci maravilhosos 9 quilos e cheguei ao melhor corpo que eu já tive desde a adolescência, com muita saúde e disposição.

Só que desculpas para cometer um excesso aqui e outro ali não faltam e desses 9 quilos eliminados, eu recuperei 3. Dos 3, aliás, já consegui eliminar 1, ufa! Restam 2, certo?


E dessa vez decidi experimentar um programa novo, com base no livro “Pense Magro” da Dra. Judith S. Beck. Trata-se de um programa de emagrecimento de 6 semanas, que utiliza técnicas da terapia cognitiva – que mais se parece com PNL, na realidade, porque estabelece uma programação mental adequada – aliado à dieta que você escolhe seguir.


“A terapia cognitiva ajuda a identificar pensamentos sabotadores e a responder a eles de maneira adaptativa, o que leva você a se sentir melhor e a se comportar de maneira mais funcional, conduzindo-o ao sucesso de emagrecer e não voltar a engordar.”


Como estou sempre vigilante, vou tentar seguir esse programa e colocar dia-a-dia aqui no blog minha evolução.


Paralelamente a isto, estou trabalhando em um novo projeto para ajudar outras pessoas a emagrecerem também, e logo logo vou falar disso aqui. O projeto está no forno, e assim que sair o primeiro “cheirinho” eu corro aqui e conto para vocês.

Por enquanto, vou testar em mim mesma o programa “Pense Magro”. Quem quiser me acompanhar, será bem vindo!

O dia 1 é hoje mesmo. No próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário