quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Eu espelho: Criatividade: você tem?



Criatividade é a capacidade de conectar coisas, simplificou Steve Jobs, o criador da Apple.

Falando assim, parece até que a criatividade é uma coisa bem mais acessível e possível do que pensamos geralmente, concordam?

Em uma pesquisa feita com 3 mil executivos pela Universidade de Harvard, durante um período de seis anos, chegou-se a conclusão que a habilidade mais importante que separa os inovadores dos profissionais não criativos, é a associação: a capacidade de conectar com sucesso questões, problemas ou idéias de diversos campos aparentemente sem relação.

Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque quanto mais variadas são as nossas experiências e nosso conhecimento, mais conexões o cérebro pode fazer. Ou seja, os estímulos novos ativam associações novas, gerando idéias novas.

Jobs acrescentou ainda o seguinte: “Quando perguntamos para as pessoas criativas como fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas, pois, na realidade, não fizeram nada, elas apenas viram algo.”

Ora, você deve se perguntando, se é assim tão simples, então por que a maioria das pessoas não é criativa?

A explicação é simples e faz muito sentido: acontece que, infelizmente, a maioria das pessoas não tem experiências muito diversificadas. Assim, elas não têm pontos suficientes para conectar e acabam com soluções muito lineares, sem uma perspectiva muito ampla do problema.


Gente, eu não sei quanto a vocês, mas eu achei isso incrivelmente revelador.

Te pergunto: você se considera uma pessoa criativa? Se respondeu “sim” a esta pergunta, saiba que é um felizardo participante da minoria.

Isso porque quase todos – e eu me incluo – consideramos “criativos” apenas os artistas plásticos, desenhistas, profissionais destacados do marketing e designers futuristas.

Mas, vamos lá, criatividade não tem a ver com fazer algo que já existe de uma forma diferente? Ou usar uma ferramenta para uma nova utilidade? Ou simplesmente ter um ponto de vista diferente?

O que acabamos de falar é INOVAÇÃO, e se pensarmos bem, fazemos isso todos os dias de nossa vida cotidiana, encontrando pequenas novas soluções para pequenos problemas!

Ora, isso é CRIATIVIDADE, e brasileiro é um povo muito bom nisso! A criatividade está, por nossa própria natureza e história, em nosso sangue!

Por isso, se alguém lhe perguntar: você é criativo? Pense bem, eu acho que SIM, VOCÊ É CRIATIVO!


Dicas para se tornar mais criativo:

- Utilize analogias ou metáforas para pensar sobre um problema. Ao encontrar similaridades entre duas coisas que não são parecidas, seu cérebro realizará novas conexões.

- Deixe sua zona de conforto de vez em quando. Fazer isso é básico para o nosso processo criativo florescer.

- Não viva com medo do novo. Abrace a mudança. Abrace a diversidade de opinião e experiência.


Agora que temos esse ponto de vista muito mais simples e acessível sobre criatividade, basta treinarmos. Vamos explorar essa criatividade? Crie!


Frases inspiradoras de seres altamente criativos:


“A imaginação é o início da criação. Você imagina o que deseja; você quer o que imagina; e, finalmente, cria o que quer.”
(George Bernard Shaw)


“A inovação diferencia um líder de um seguidor.”
(Steve Jobs)


“O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.”
(Albert Einstein)


6 comentários:

  1. Eu acho que uma das minhas funções mais importantes é estimular a criatividade em meus alunos, por isso tenho a preocupação em elaborar aulas multimidiáticas, atividades com diversas linguagens, etc. Tudo pra preparar essa moçada para um mundo múltiplo.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, adorei essa historia toda de criativa, eu sim sou criativa e adoro!!! Qto ao negrachic tbm gosto muito, mas falta tempo. Bjo querida!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja ia responder nao..mas talvez eu seja criativa né rs..

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!
    Acho q não sou criativa, acabo deixando muitas coisas pra lá por isso...

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana!!!
    Parabéns pelo ótimo post, com um tema interessante e inspirador! Eu me considero uma pessoa criativa, mas às vezes me cobro um pouco por achar que tenho deixado isso de lado. É tanta correria e são tantas as cobranças sobre nós que as vezes simplesmente nem sequer lembramos de pensar em tentar usar da criatividade, olhar ao redor, ver as coisas de diferentes formas, com mais ousadia, mais cor, enfim... acho que preciso parar e trabalhar isso com mais carinho! hehe... Bjossss

    ResponderExcluir
  6. Amei!!!
    A criatividade é totalmente um item a desenvolvermos! Calma, se vc não nasceu criativo, não desanime... Esse é um fator, álias fundametais nos dias atuais, que devem ser desenvolvidos, assim como a liderança, trabalho em equipe, etc. Tanto é possível que hoje existem livros e cursos que auxiliam as pessoas neste desenvolvimento, e o tema tornou-se um módulo de vários cursos de graduação.

    Segue algumas dicas:

    * Como desenvolver a criatividade
    George P. Boulden

    * Potencializando sua Criatividade
    Domenico Massareto

    Amiga, arrasou!

    ResponderExcluir