sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eu-espelho: E esse babado da Zara, hein?

Puxa, vida, estou passada até agora com a notícia de dois dias atrás sobre o flagrante de trabalho escravo num dos fornecedores da rede Zara no Brasil, em São Paulo, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

É isso aí, realidade, nossa EX-queridinha do fast fashion, que, por sinal, entre os magazines, sempre foi o de preço menos amigo, usa mão de obra escrava na cara dura, aqui, no Bom Retiro mesmo!

E hoje o Estado de São Paulo publicou que outras marcas também estão sendo denunciadas:

Marisa, Pernambucanas e Collins, só para começar, porque já devemos esperar por outras por aí. Pelo anúncio do MTE, o flagrante da Zara e a denúncia foram feitos antes justamente para assustar as empresas menores e fazer com que eles cessem imediatamente tais condutas CRIMINOSAS.

Gente, é crime!!! Tem noção que a gente vai nos melhores shoppings e fica hoooorassss experimentando roupas, achando-as lindas, sem ter a menor noção de que os trabalhadores que produziram aquelas roupas operavam as máquinas por cerca de 14 horas por dia, em salas insalubres, sem ventilação, para ganhar R$ 2,00 a peça, sentados em cadeiras duras e mesas totalmente inapropriadas? Isso sem falar no trabalho infantil.

Olha, eu costuro, e posso dizer que ficar curvada sobre uma máquina muitas horas não só faz doer as costas, como escurecer as vistas...

Hoje as ações da Zara já caíram. Ontem, foram recorde de twitadas. E as blogueiras já estão dizendo que não postam mais nada sobre a marca.

Que vergonha, hein, pessoal?

A gente AMA moda, estuda moda, escreve sobre moda, lê sobre moda, veste moda, compra moda... dar de cara com essas notícias é mesmo terrível!

Bad!








4 comentários:

  1. olá, adorei o seu blig, muito bem escrito e adorei as definições de "eu espelho", "eu" e "espelho"! também costumo me arriscar na máquina de costura e realmente é muito cansativo, e acho difícil terminar uma peça em um dia. aí você se depara com empresas que se dizem sérias fazendo trabalho escravo, se aproveitando da humildade e necessidade das pessoas, ainda bem que nem conheço essa marca.
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Uiii, já comprei bastante por lá!

    Legal teu blog, curto informações e curisidades...passarei mais vezes por aqui.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Achei babado ,mas não me surpreendeu de verdade,grandes empresas infelizmente ainda tem essa visão.É uma pena,que bom que existe a imprensa e as mídias sociais.


    bj

    Jane

    ResponderExcluir
  4. Olá Thamires, Senhora e Jane, obrigada, meninas, sejam bem-vindas por aqui!
    Que babado, né? Fiquei realmente triste com essa notícia. Que temos problemas com bolivianos ilegais trabalhando nas confecções dos coreanos ilegais que usam tecidos dos chineses ilegais, já sabíamos, né, mas imaginar que marcas como a Zara, a Collins e até a Gregory - acabei de saber - isso é novis pra mim!
    Bjs
    Lu

    ResponderExcluir